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Projeto

BIO-6070: Plástico no Rio São Francisco: polímero no alto mar à deriva, onde começa a solução?

Ícone
BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Biologia Geral

ícone Autoria Aurea Maria dos Santos Silva , Ezequiel Santos Ramos , Hiara Borges Honorato
ícone Orientação Maria Clara Pinto Cruz, Gabriela Santana Silva
ícone Instituição E.E. Prof. Ernani Méro
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O projeto pretende desenvolver uma educação ambiental com a consciência de se empregar produto ambientalmente favorável que deve ser usado ao invés de plásticos convencionais. Sugere-se a troca dos materiais à base de polímeros sintéticos como o polietileno e o poli(etileno tereftalato) por biopolímeros à base de amido, como a mandioca e milho ou materiais à base de polpa vegetal, por serem materiais compostáveis. Acredita-se no incentivo do processo natural de reciclagem desta matéria prima, por meio de um sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica em um excelente adubo. Metodologicamente, implementar-se-á uma campanha na comunidade escolar de não lançamento de plástico no rio São Francisco e, se houver a troca de polímeros sintéticos por biodegradáveis, pode-se acelerar o processo de biodegradação. No entanto, para decompor esses materiais biodegradáveis mais rápido é necessário uma composteira industrial. Então, estamos analisando quanto tempo o material biodegradável irá se decompor. Diante dessa temática de grande relevância social, observa-se que a educação tradicional não oferece ao aluno condições adequadas para a alfabetização científica e tecnológica necessárias para a compreensão de problemas e antrópicos decorrentes do avanço tecnológico em seu contexto. Propomos o estudo de polímeros numa abordagem CTS, que permite, além do aprendizado da compostagem e biodegradabilidade, que o aluno entenda a importância de ter uma posição crítica sobre os impactos pelo descarte indevido, como jogar plásticos nas praias, pois através da correnteza são levados ao alto mar.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Compostagem, Rio São Francisco