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Projeto

BIO-6120: Construção de jogo da memória sobre a célula animal e vegetal em língua portuguesa, LIBRAS e Braille

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BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Biologia Geral

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ícone Autoria Ellen Milena Mariani , Mateus Henrique Belter Santarena
ícone Orientação Jessica Angela Pandini Klauck
ícone Instituições Colégio Cívico-Militar de Toledo-PR, FUNET - Fundação Educacional de Toledo
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Os jogos são ferramentas de ensino que transformam o conhecimento em uma forma lúdica e auxiliam no desenvolvimento dos alunos sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Quando nos referimos aos jogos e outros materiais lúdicos na educação de alunos com deficiência visual e auditiva podemos afirmar que os mesmos são grandes facilitadores no processo de aprendizagem, despertando a curiosidade e o interesse, além de promover um maior envolvimento dos estudantes no conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula além da própria inclusão do mesmo. As crianças que apresentam deficiência visual conseguem se desenvolver melhor através do sensorial tátil e audição, sendo assim, as texturas e os sons são os que mais favorecem, igualmente para os jogos de tabuleiro. Para as crianças com deficiência auditiva e surdez, prioritariamente o que se deve levar em consideração são os jogos através do campo da visão, sem objetos como apitos ou afins com princípios sonoros, mesmo que estes sejam apenas para início ou término dos jogos. Pensando neste propósito, a ideia deste projeto foi construir um jogo da memória sobre a célula animal e vegetal que pudesse ser utilizado por alunos surdos e cegos também com o objetivo de ser uma ferramenta didática para ser utilizada pelos professores para o ensino deste conteúdo. O jogo foi construído no editor de texto “word” com 26 quadrantes contendo a imagem da estrutura, uma imagem contendo o símbolo da palavra em libras com o alfabeto também e a escrita em braile feita com miçangas. O jogo pode ser praticado de acordo com as regras de um jogo da memória comum para alunos sem deficiência e alunos com deficiência auditiva, pois o mesmo possui as imagens e símbolos de acordo com cada estrutura. Já para estudantes com deficiência auditiva, o jogo pode ser praticado de outra maneira, com todas as peças dispostas sobre a mesa e embaralhadas para que o aluno(a) possa encontrar o par correspondente.

Palavras-chave: ensino, ciências, lúdico

Foto do projeto