Engenharia
Eletrônica
Resumo
Atualmente, segundo o IBGE, temos no Brasil mais de 100 milhões de veículos a combustão que geram toneladas de CO2 por dia, poluindo o meio ambiente e causando inúmeros malefícios à nossa camada atmosférica. Temos como solução automóveis elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio. Mas mesmo os automóveis elétricos continuam a gerar CO2 de forma indireta em regiões que utilizam da combustão para a geração de energia, como a Alemanha e boa parte do continente europeu. Tendo isso em vista, faz-se por solução a utilização de uma energia renovável para a recarga de automóveis elétricos. O projeto sugerido tem como objetivo tornar a recarga dos automóveis elétricos totalmente renovável, de custo zero e de fácil acesso. Como metodologia, utilizamos painéis de silício monocristalino amorfo, que, por sua forma amorfa, podem ser adequados ao redor de toda a carroceria, reunindo energia o suficiente para a recarga do automóvel. Ademais, um dos grandes impasses dos automóveis elétricos é o tempo de recarga da bateria, que atualmente varia de uma hora a duas horas. Tal fator pode ser incômodo para a maioria dos usuários que estão habituados com o rápido reabastecimento dos carros a combustão. Logo, o projeto sugerido tem como um de seus objetivos o aceleramento do tempo de carga por meio de células Li-Po Carbono. Tais células possuem maior condutibilidade elétrica devido ao composto carbônico, suportando maior amperagem e abrindo assim a possibilidade de carga rápida, que pode variar de 10 a 25 minutos. O impacto socioambiental gerado por tais tecnologias pode ser enorme e em larga escala, possibilitando a rápida recarga e o custo zero dos automóveis elétricos, gerando, dessa forma, um ótima relação custo-benefício e trazendo inovação ao mercado.
Palavras-chave: Automóvel, Solar, Renovável