Engenharia
Eletrotécnica
Resumo
O ensino por meio de ferramentas lúdicas vem se mostrando promissor nos últimos anos, podendo ser realizado por meio de jogos físicos ou virtuais. Assim, jogos educacionais aplicados para a conscientização de trabalhadores sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual e a prevenção de acidentes de trabalho podem ser destacados como uma estratégia inovadora no ensino-aprendizagem. Com isso, ao fazer uso de jogos virtuais durante o ensino, os estudantes se tornam protagonistas. Dessa maneira, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo em plataforma web sobre a NR06 que venha a propiciar uma ferramenta didática interativa para o ensino-aprendizagem, em que se utiliza de métodos didáticos que envolvem tecnologia no ensino, bem como a aplicação do jogo em sala de aula, e uma análise dos resultados após ser aplicado para os jogadores, observando se houve a conscientização sobre o uso de EPIs nas atividades laborais. Nesse sentido, o jogo é aplicado em plataforma web, com conteúdo que se encontra na NR06, vindo a facilitar o aprendizado dos indivíduos por meio de uma interface interativa entre computador/humano. O jogo se apresenta como uma ferramenta pedagógica, que tem o intuito de ser interativo durante as aulas didáticas, assim se mostrando como uma abordagem eficaz para promover o ensino e aprendizado sobre o uso de EPIs.
Palavras-chave: Segurança do trabalho, Equipamento de proteção individual, Jogos educacionais