Engenharia
Eletrônica
Resumo
O estudo anatômico possui algumas lacunas para alguns públicos, como pessoas que possuem alguma limitação visual, TDAH ou autismo, que possam ter dificuldades em identificar formatos e estruturas. A inclusão seria de uma forma didática e dinâmica, tendo como objetivo principal despertar o estímulo para conhecimento do corpo humano. Com isso, foi criado um modelo anatômico com o objetivo de preencher esses requisitos, melhorar a maneira de estudo para esses públicos e aumentar o interesse através de um modelo inclusivo e dinâmico. O projeto do Modelo Anatômico inclusivo (MAI) proporciona uma melhor compreensão e aprendizagem para pessoas com deficiências visuais, autismo e TDAH. O MAI é um modelo anatômico que incorpora sensores nos órgãos para permitir que pessoas com deficiências visuais os identifiquem ao tocá-los e receber informações auditivas correspondentes. Além disso, o modelo terá uma abordagem lúdica e organizada para auxiliar no foco e concentração das pessoas com autismo e TDAH. Através do desenvolvimento do MAI, busca-se promover a inclusão, autonomia e interesse desses públicos no estudo da anatomia, além de criar oportunidades de emprego na área da saúde para pessoas com essas limitações, contribuindo assim para a evolução do campo da saúde de forma mais abrangente.
Palavras-chave: Estudo anatômico , Inclusão social , Tecnologia