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Projeto

ENG-4505: Modelo anatômico inclusivo: uma abordagem didática para estudo da anatomia em pessoas com deficiências visuais, autismo e TDAH

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ENG

Engenharia

Sub-categoria

Eletrônica

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ícone Autoria Cassiano Augusto Silva de Assis, Kauê Oliveira Santos Silva , Victor Hugo Silva de Araujo
ícone Orientação Jean Mendes Nascimento
ícone Instituição Etec Jaraguá
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O estudo anatômico possui algumas lacunas para alguns públicos, como pessoas que possuem alguma limitação visual, TDAH ou autismo, que possam ter dificuldades em identificar formatos e estruturas. A inclusão seria de uma forma didática e dinâmica, tendo como objetivo principal despertar o estímulo para conhecimento do corpo humano. Com isso, foi criado um modelo anatômico com o objetivo de preencher esses requisitos, melhorar a maneira de estudo para esses públicos e aumentar o interesse através de um modelo inclusivo e dinâmico. O projeto do Modelo Anatômico inclusivo (MAI) proporciona uma melhor compreensão e aprendizagem para pessoas com deficiências visuais, autismo e TDAH. O MAI é um modelo anatômico que incorpora sensores nos órgãos para permitir que pessoas com deficiências visuais os identifiquem ao tocá-los e receber informações auditivas correspondentes. Além disso, o modelo terá uma abordagem lúdica e organizada para auxiliar no foco e concentração das pessoas com autismo e TDAH. Através do desenvolvimento do MAI, busca-se promover a inclusão, autonomia e interesse desses públicos no estudo da anatomia, além de criar oportunidades de emprego na área da saúde para pessoas com essas limitações, contribuindo assim para a evolução do campo da saúde de forma mais abrangente.

Palavras-chave: Estudo anatômico , Inclusão social , Tecnologia

Foto do projeto