Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

ENG-5376: Bastão portátil tradutor de Libras

Ícone
ENG

Engenharia

Sub-categoria

Eletrônica

Play
ícone Autoria Lucas Cazorla Laurente, Guilherme Rocha Lessa, Thiago de Quina Barbosa
ícone Orientação Caio Chaves Barbosa, Paulo Henrique de Oliveira Menezes
ícone Instituição Colégio Santa Marcelina
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este projeto visa criar um tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para auxiliar deficientes auditivos. Implementado em Python, rodando em um Arduino, a solução inicialmente considerou o PictoBlox, porém, devido a desafios de integração, migrou para o Teachable Machine da Google Creative Lab. Entretanto, este mostrou limitações na detecção precisa de gestos de mão. A solução veio pela combinação de plataformas de aprendizado de máquina, especificamente o OpenCV e o MediaPipe. O OpenCV, uma biblioteca de visão computacional de código aberto, ofereceu poder de processamento de imagens, enquanto o MediaPipe facilitou a análise de gestos de mão. Kazuhito Takahashi, especialista em linguagens de programação, contribuiu com um módulo Python para análise de sinais, simplificando o treinamento do programa. A orientação de Ivan Goncharov, educador e engenheiro de aprendizado de máquina, aprimorou a compreensão do módulo. Integrando o módulo ao Arduino, conectado a uma câmera e outros dispositivos, a equipe desenvolveu um bastão por meio de uma impressora 3D. Esse dispositivo é capaz de traduzir expressões e sinais básicos da Libras, representando um avanço significativo para a inclusão e acessibilidade de deficientes auditivos. O projeto destaca não apenas conquistas técnicas, mas também a importância da colaboração interdisciplinar na busca por soluções inovadoras. A integração de conhecimentos em programação, visão computacional e aprendizado de máquina, aliada à engenharia de dispositivos eletrônicos, demonstra o poder da convergência de habilidades diversas para criar soluções impactantes. Em última análise, este projeto é uma expressão tangível do compromisso com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida para comunidades específicas, utilizando a tecnologia como agente transformador para construir um mundo mais acessível e compassivo.

Palavras-chave: Libras, Arduino, Deficiente

Foto do projeto