Engenharia
Eletrônica
Resumo
A robótica educacional tem se destacado no ambiente escolar por promover a criatividade, o pensamento lógico e a multidisciplinaridade entre diferentes áreas, como Física, Matemática, Informática e Mecânica, despertando o interesse pelas Ciências Exatas. Além disso, no contexto da Indústria 4.0, a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), utilizando componentes de baixo custo, surge como aplicação para o aprendizado de conceitos relacionados à programação, eletrônica e automação. Em resumo, robótica educacional e IoT podem se complementar, proporcionando aos alunos uma educação mais abrangente e prática, e preparando-os para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro. Com base nisso, pretende-se, através do projeto, promover a investigação científica entre os estudantes, aplicando ambas as tecnologias e seguindo o lema da cultura maker: “Do it together!” (“Vamos fazer juntos!”), para incentivar a colaboratividade entre os alunos, desenvolvendo também competências socioemocionais (soft skills), como comunicação, liderança e autonomia. Atualmente, kits de robótica educacional comercialmente disponíveis são importados, apresentando alto custo ou oferecendo estruturas pré-fabricadas, limitando as possibilidades de montagem. Pensando em estimular a criatividade, reduzir custos e promover a sustentabilidade, o presente projeto propõe o aproveitamento de garrafas PET, pastas de plástico, papel em desuso e madeira e MDF de descarte para criar kits de robótica educacional e de IoT. Dessa forma, o material que seria descartado é reciclado para impressão 3D e corte a laser de peças de robôs educacionais e de IoT utilizando os equipamentos disponíveis no laboratório maker Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.
Palavras-chave: Corte a laser, Internet das Coisas, Sustentabilidade