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Projeto

EXA-3543: ECOPLASF - Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

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ícone Autoria Vitória Simão Vernizi, Maria Cecília Wunder de Oliveira , Laura de Paula Rosa
ícone Orientação Amanda de Souza Maloste , Simone Taciane Barausse
ícone Instituição Colégio Sesi Boqueirão
ícone Etapa Finalista

Resumo

No mundo consumista que vivemos hoje, nota-se na sociedade atual que está cada vez mais propensa a gerar resíduos não sustentáveis, como diversos tipos de polietileno e poliestireno (plásticos e/ou isopores®) e vidros, utilizados no dia a dia. Sabe-se que esses resíduos são produzidos em larga escala, podendo chegar a 145 mil toneladas diárias, ocasionando diversos problemas socioambientais, uma vez que levam mais de 150 anos para se degradar e, na maioria dos casos, são descartados indevidamente, causando o acúmulo em vias públicas, esgotamento em aterros sanitários, proliferação de fungos e bactérias. Além das adversidades ambientais, outro problema usual em nossos dias, é a falta de estrutura e conservação nas vias urbanas. Os defeitos nas ruas, como buracos, estão cada vez mais presentes, não só na Região de Curitiba, como também no mundo todo, e trazem diversos transtornos devido ao tráfego intenso, que, além de prejudicarem o dia a dia dos motoristas e pedestres, aumentam o risco de acidentes de trânsito. Pensando nessas problemáticas, a pesquisa busca reutilizar materiais que possuem alto tempo de decomposição para criar uma massa que preencherá os buracos causados pelo fluxo intenso nos asfaltos. Dessa forma, as amostras foram criadas triturando os resíduos sólidos e juntando-os a um ligante de origem natural e a um resíduo orgânico, que é a fibra de coco verde, que não tem funcionalidade específica, exceto o descarte, a fim de ajudar na resistência da proposta e aumentando as propriedades térmicas da mistura. Para testar a eficiência e aplicabilidade, foram analisados e aplicados alguns testes que normalmente são realizados em uma pavimentação asfáltica comum, como: resistência a altas temperaturas, impermeabilidade e resistência a uma força aplicada, e em seguida, foram calculados o rendimento da massa produzida e seu valor de produção. Para um segundo momento, serão aplicadas novas análises para criar um comparativo com o material existente no mercado.

Palavras-chave: Reutilização, Resíduos, Pavimentação

Foto do projeto