Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Resumo
Este trabalho desenvolveu um jogo para ser aplicado como recurso didático na disciplina de matemática no Colégio Estadual Anísio Teixeira, com o intuito de dinamizar e promover o ensino e aprendizado. A partir da revisão de literatura sobre a temática em tela, utilizando autores renomados que tratam do assunto, como: Ubiratan D’Ambrósio, BNCC, PCNs, Moran, Marcelo Borba e outros que nortearam a pesquisa, buscou-se mostrar a importância dos jogos na aprendizagem diante dos avanços tecnológicos. O estudo teve como objetivo geral avaliar o uso do jogo de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática. Dessa forma, levantamos o seguinte problema: Como promover o ensino e a aprendizagem matemática utilizando jogos de tecnologias digitais? Os jogos estimulam o raciocínio lógico e melhoram a capacidade de interpretação e até mesmo o processo de solução diante do problema. O processo de ensino aprendizagem com uso de jogos rompe o modelo tradicional utilizado na matemática e é uma estratégia que estimula o aluno a vencer desafios, aumentando assim sua curiosidade e ajuda a superar suas limitações. A metodologia aplicada seguiu as fases de elaboração e estruturação do game no período de março a outubro de 2023. Os resultados iniciais da avaliação dessa versão foram satisfatórios, confirmando as hipóteses levantadas durante a realização do projeto. Embora o uso das tecnologias digitais no ensino durante a pandemia da Covid-19 tenha gerado fortes questionamentos quanto à sua efetividade, é possível justificar o seu uso pela grande variedade de benefícios e contribuições que pode promover ao ensino da matemática. Contudo, é preciso ressaltar que, assim como qualquer outro processo, o uso das tecnologias digitais na educação também apresenta situações desfavoráveis e, talvez, a que mais preocupa, seja o seu uso desarticulado dos princípios e objetivos educacionais.
Palavras-chave: Jogo , Tecnologias digitais. , Matemática