Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

EXA-5564: O jogo digital como forma de ressignificar a aprendizagem: as heroínas plus em uma nova narrativa digital

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria Ana Graziela Monteiro dos Santos, Victor Gabriel Chaparro Soares, Melly Sabrina Araújo Miranda
ícone Orientação Cláudia Santos Fernandes, Mauricio de Souza Estevam
ícone Instituição IFMS - Campus Campo Grande
ícone Etapa Finalista

Resumo

O projeto "CaLia e as heroínas ocultas", desenvolvido pelo grupo "Heroínas plus", surge como uma iniciativa para criação de um jogo, de forma a ressignificar o espaço de aprendizagem. Para tanto, o problema que norteia esta pesquisa é como tornar possível o lugar de discussão para o tema da ressignificação da aprendizagem e como as narrativas digitais podem ganhar espaço no contexto escolar no ensino médio? Neste sentido, responder à essa questão perpassa por dois estágios de pesquisa: a) levantamento bibliográfico para a escrita das narrativas digitais e os estudos sobre a escrita, a leitura e a criação das ilustrações e b) a programação para a criação do jogo em uma aproximação com os estudos de Nesteriuk (2002), que define o jogo como um novo espaço de aprendizagem. Cabe mencionar que a temática da igualdade de gênero amplia as discussões e a pesquisa. Neste sentido, abordar o tema a respeito das mulheres buscando retratar as histórias das cientistas escritas no livro "Heroínas ocultas: as histórias nunca contadas da ciência”. O objetivo é promover o processo criativo autoral, como também, apresentar a temática das mulheres para a educação básica por meio de um jogo digital. A metodologia adotada divide o desenvolvimento em duas partes, e os integrantes em equipes responsáveis por diferentes aspectos do jogo, desde a documentação até a arte e a implementação da programação. O processo é altamente colaborativo, com atualizações e ajustes contínuos baseados em pesquisas e análises. A implementação bem-sucedida das etapas, incluindo a escrita do game design document (GDD), a criação artística e a programação, resultou na primeira parte do jogo interativo e envolvente. Cada fase do processo criativo foi executada para garantir uma experiência visual atraente e funcional para os jogadores. O projeto "CaLia e as heroínas ocultas" representa não apenas um avanço na educação, mas também uma celebração das conquistas das mulheres na ciência.

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Aprendizagem

Foto do projeto