Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Resumo
O projeto "CaLia e as heroínas ocultas", desenvolvido pelo grupo "Heroínas plus", surge como uma iniciativa para criação de um jogo, de forma a ressignificar o espaço de aprendizagem. Para tanto, o problema que norteia esta pesquisa é como tornar possível o lugar de discussão para o tema da ressignificação da aprendizagem e como as narrativas digitais podem ganhar espaço no contexto escolar no ensino médio? Neste sentido, responder à essa questão perpassa por dois estágios de pesquisa: a) levantamento bibliográfico para a escrita das narrativas digitais e os estudos sobre a escrita, a leitura e a criação das ilustrações e b) a programação para a criação do jogo em uma aproximação com os estudos de Nesteriuk (2002), que define o jogo como um novo espaço de aprendizagem. Cabe mencionar que a temática da igualdade de gênero amplia as discussões e a pesquisa. Neste sentido, abordar o tema a respeito das mulheres buscando retratar as histórias das cientistas escritas no livro "Heroínas ocultas: as histórias nunca contadas da ciência”. O objetivo é promover o processo criativo autoral, como também, apresentar a temática das mulheres para a educação básica por meio de um jogo digital. A metodologia adotada divide o desenvolvimento em duas partes, e os integrantes em equipes responsáveis por diferentes aspectos do jogo, desde a documentação até a arte e a implementação da programação. O processo é altamente colaborativo, com atualizações e ajustes contínuos baseados em pesquisas e análises. A implementação bem-sucedida das etapas, incluindo a escrita do game design document (GDD), a criação artística e a programação, resultou na primeira parte do jogo interativo e envolvente. Cada fase do processo criativo foi executada para garantir uma experiência visual atraente e funcional para os jogadores. O projeto "CaLia e as heroínas ocultas" representa não apenas um avanço na educação, mas também uma celebração das conquistas das mulheres na ciência.
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Aprendizagem