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Projeto

EXA-5728: A síntese de biodiesel com materiais alternativos em ambientes educacionais sem laboratório como prática de iniciação científica

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

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ícone Autoria Julia Beatriz de Andrade, Anna Lívia Torres Sarmento , João Bôsco Nazaré Queiroga Neto
ícone Orientação Ranniery Felix dos Santos
ícone Instituição Sesi Sousa (CAT JPG)
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este artigo aborda a relevância da iniciação científica como formação cidadã, enfatizando sua capacidade de promover o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, promovendo a interrelação de conhecimentos através da pesquisa e do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. O mesmo descreve o processo de transesterificação do biodiesel e propõe a substituição de equipamentos de laboratório convencionais por alternativas acessíveis, destacando a viabilidade técnica dessas mudanças para instituições que não possuem laboratórios. Foram apresentados materiais e métodos alternativos para a síntese de biodiesel, incluindo o uso de um motor de robótica como agitador, a criação de um funil de separação a partir de uma garrafa PET e equipo hospitalar, e sugestões para substituir balanças, becker, provetas, termômetros e medidores de pH. O estudo foi conduzido na Escola Sesi José de Paiva Gadelha, no alto sertão paraibano. Os resultados indicam que todas as propostas de equipamentos alternativos são viáveis tanto tecnicamente quanto financeiramente, tornando a síntese de biodiesel acessível em ambientes educacionais desprovidos de laboratórios convencionais.

Palavras-chave: Iniciação Científica, Biodiesel, Equipamentos Alternativos

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