Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Resumo
A disciplina de Redes de Computadores aborda conteúdos técnicos que, majoritariamente, exigem que os alunos tenham acesso a equipamentos e ferramentas que contribuam para a realização das atividades práticas, que irão auxiliar na construção do conhecimento profissional do estudante. Contudo, problemas como falta de infraestrutura, carência de equipamentos e ausência de horários específicos, têm comprometido a aquisição de experiências para seu aprendizado, e consequentemente, o ingresso no mundo de trabalho. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo educativo denominado REDCOM para auxiliar estudantes no aprendizado de assuntos relacionados aos fundamentos da disciplina de Redes de Computadores, visando identificar as principais dificuldades relacionadas à aprendizagem de Redes, estimulando a relação entre teoria/prática e proporcionando atividades lúdicas que simulam situações reais, reduzindo custos e despertando o interesse do educando pela disciplina. Esta pesquisa possui uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e exploratória, intermediada pela utilização de questionário eletrônico aplicado aos alunos do curso Técnico em Informática, do IFMA - Campus Açailândia, anos de 2019 a 2022. A coleta e análise dos dados embasaram o desenvolvimento do jogo REDCOM, desenvolvido por meio da plataforma Unity, construído com base nos conhecimentos prévios da disciplina e testagem com os respectivos alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem, Redes de Computadores, Gamificação