Ciências Exatas e da Terra
Física
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de uso de sistemas fotovoltaicos (FV) em aeroportos brasileiros para iluminação de pista de voos. Através de pesquisa bibliográfica, examina-se a viabilidade financeira e a segurança do uso desses sistemas, fornecendo orientações para implementação. Embora muitos aeroportos já tenham adotado sistemas FV, o Brasil ainda tem poucos casos. As principais questões são: a viabilidade financeira da instalação e a segurança operacional. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica confiável e documentos oficiais. O estudo incluiu vantagens, desvantagens e medidas de segurança para sistemas FV em aeroportos. Uma maquete foi criada, usando mini painéis FV, Arduino e LEDs, para iluminar uma pista de aeroporto fictícia. Os LEDs programados acendiam sequencialmente nas pistas. Além de vantagens financeiras, a adoção de FV em aeroportos alinha-se com a sustentabilidade e pode reduzir impactos ambientais. Aeroportos "verdes", como o de Florianópolis e Salvador, já usam essa tecnologia. O Brasil, com sua localização geográfica, favorece a geração solar, especialmente no Nordeste. A pesquisa conclui que os riscos são gerenciáveis e que os sistemas FV têm grande potencial para os aeroportos, mas devem ser projetados com medidas de segurança, como avaliação da refletividade.
Palavras-chave: Painel solar, Energia renovável, Iluminação pública