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Projeto

EXA-6056: Dominó molecular 3D

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

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ícone Autoria Gabrielle Barbosa Corteze
ícone Orientação Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz
ícone Instituição IFTM - Campus Uberlândia
ícone Etapa Finalista

Resumo

O jogo de dominó tradicional foi usado como base para o desenvolvimento de um jogo de dominó formado por moléculas em formato tridimensional, com o objetivo de fornecer uma alternativa lúdica para o favorecimento da aprendizagem dos conceitos relacionados à geometria molecular. O jogo foi desenvolvido por estudantes do Clube de Ciências BIOQUIF, em um desafio para apresentarem alternativas para melhoria da sua própria compreensão de algum conteúdo que estivessem com dificuldade para aprendizagem. As peças do dominó foram desenvolvidas com uso de impressora 3D, tintas, placas de madeirite, cano de plástico e cola e planejadas para substituírem os 7 algarismos do dominó por 7 geometrias (linear, angular, trigonal, piramidal, tetraédrica, bipirâmide triangular e octaédrica). A sua distinção de cores e tamanhos, que se relacionam diretamente com sua família e período da tabela periódica, respectivamente, foram evidentes em cada peça e pôde ser percebida ao longo do jogo, sendo uma ferramenta para observação das estruturas das moléculas, discussão de similaridades e diferenças entre os modelos de átomos e sobre as principais características de cada substância ali representada. Concluímos que o “Dominó molecular 3D" é um jogo com finalidades pedagógicas que pode ser utilizado em diversas ocasiões. Dessa forma, ele pode ser usado como auxiliar no ensino de geometria molecular, na educação básica. Observou-se que os jogadores tiveram interesse e curiosidade sobre o conteúdo discutido durante o jogo. O jogo foi um instrumento para melhorar a aprendizagem de geometria molecular e outros fundamentos relacionados à estrutura atômica.

Palavras-chave: Ensino de Química, Geometria Molecular, Jogo Didático

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