Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-3299: Tudo bem não estar bem: promovendo saúde mental nas escolas

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria Tarcila Lorena de Souza Oliveira, Maria Luiza Oliveira de Lima
ícone Orientação Eduardo Adelino Ferreira, Mônica Larissa Aires de Macêdo
ícone Instituição Escola Sesi - Unidade Prata
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este trabalho aborda a área da Saúde Mental, com foco no diagnóstico, tratamento e promoção da saúde mental, destacando a relevância desses aspectos no contexto da educação. O projeto concentra-se no retorno às aulas presenciais após o surto de Covid-19, observando um aumento nos transtornos mentais entre adolescentes estudantes da educação básica, afetando suas rotinas escolares. O isolamento social e os impactos do surto pandêmico agravaram essa situação, evidenciando questões psicopatológicas anteriormente negligenciadas. A disponibilidade de informações sobre transtornos psicológicos e seus sintomas é fundamental para o autoconhecimento dos estudantes e a redução dos estigmas associados a esses temas, contribuindo para uma educação de qualidade e melhor qualidade de vida dos alunos. Nesse contexto, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro "Tudo bem não estar bem", visando promover saúde mental e autoconhecimento nas escolas. O projeto apresenta uma visão geral do desenvolvimento do jogo e compartilha dados estatísticos da validação conduzida por profissionais das áreas de educação e psicologia, bem como conta com uma amostragem de estudantes do ensino médio. As conclusões destacam a utilidade do projeto como uma prática educativa inclusiva, sensível e eficaz no contexto socioemocional dos alunos. Espera-se que este trabalho promova práticas educativas mais inclusivas, sensíveis e eficazes no contexto do bem-estar emocional e social dos alunos, fornecendo ferramentas para enfrentar desafios emocionais na escola e em suas vidas pessoais. Além disso, busca-se contribuir para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, relacionado à saúde e bem-estar, e do ODS 4, vinculado à educação de qualidade para todos.

Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Transtornos, Alunos

Foto do projeto