Ciências Humanas
Sociologia
Resumo
Andrade (2022) aponta que, frequentemente, a região Nordeste é associada, no imaginário popular, a um espaço arcaico e subdesenvolvido. Compreendendo o cinema como uma ferramenta de difusão ideológica, que representa e constrói símbolos através das imagens transmitidas (GUTEMBERG, 2016), evidencia-se, assim, o grande potencial das produções audiovisuais na formação de estereótipos. Os estereótipos, por sua vez, podem ser definidos como um conjunto de conceitos e características atribuídas a um grupo social (BODENHAUSEN & MACRAE, 1998 apud SANTOS, 2008). Portanto, definimos como objetivo geral analisar, em obras cinematográficas distintas, a construção e a propagação de estereótipos nas interpretações dos personagens nordestinos. Assim, definimos como objetivos específicos: i) estabelecer um aparato teórico para mapear as relações existentes entre cinema, identidade e representações; ii) selecionar obras cinematográficas efetivamente produzidas na Região Nordeste que representem essa região e os indivíduos naturais do Nordeste; iii) realizar um comparativo entre as diferentes produções audiovisuais selecionadas; iv) discutir e analisar os resultados emergentes do trabalho de comparação das produções. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se qualifica como uma pesquisa qualitativa (DALFO, LANA & SILVEIRA, 2008) de cunho exploratório (GIL, 2007), e se apoia em Langer (2004) e Penafria (2009) para a identificação de estereótipos e análise fílmica. Nos resultados parciais, referentes à análise inicial dos pôsteres, anterior à análise fílmica em si, identificamos elementos como a seca, visualizada nas cores. Usando como exemplo o pôster de Bacurau, percebe-se o plano de fundo marrom e manchado, criando um aspecto de aridez como o solo nordestino, e de pobreza. São notórios símbolos como o visualizado em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", em que no cartaz temos um sol intenso, referenciando o sertão nordestino, onde a emissão solar intensa possui uma importância ecológica e sociopolítica.
Palavras-chave: Cinema, Estereótipos, Nordeste