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Projeto

HUM-3465: Os estereótipos do nordestino em obras cinematográficas e suas influências na formação do imaginário popular

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

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ícone Autoria Marina Santos Torres, Julia Carvalho Andrade, Rebeca Ventura Rocha da Silva
ícone Orientação Victor Lima dos Santos
ícone Instituição Escola Sesi Anísio Teixeira
ícone Etapa Finalista

Resumo

Andrade (2022) aponta que, frequentemente, a região Nordeste é associada, no imaginário popular, a um espaço arcaico e subdesenvolvido. Compreendendo o cinema como uma ferramenta de difusão ideológica, que representa e constrói símbolos através das imagens transmitidas (GUTEMBERG, 2016), evidencia-se, assim, o grande potencial das produções audiovisuais na formação de estereótipos. Os estereótipos, por sua vez, podem ser definidos como um conjunto de conceitos e características atribuídas a um grupo social (BODENHAUSEN & MACRAE, 1998 apud SANTOS, 2008). Portanto, definimos como objetivo geral analisar, em obras cinematográficas distintas, a construção e a propagação de estereótipos nas interpretações dos personagens nordestinos. Assim, definimos como objetivos específicos: i) estabelecer um aparato teórico para mapear as relações existentes entre cinema, identidade e representações; ii) selecionar obras cinematográficas efetivamente produzidas na Região Nordeste que representem essa região e os indivíduos naturais do Nordeste; iii) realizar um comparativo entre as diferentes produções audiovisuais selecionadas; iv) discutir e analisar os resultados emergentes do trabalho de comparação das produções. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se qualifica como uma pesquisa qualitativa (DALFO, LANA & SILVEIRA, 2008) de cunho exploratório (GIL, 2007), e se apoia em Langer (2004) e Penafria (2009) para a identificação de estereótipos e análise fílmica. Nos resultados parciais, referentes à análise inicial dos pôsteres, anterior à análise fílmica em si, identificamos elementos como a seca, visualizada nas cores. Usando como exemplo o pôster de Bacurau, percebe-se o plano de fundo marrom e manchado, criando um aspecto de aridez como o solo nordestino, e de pobreza. São notórios símbolos como o visualizado em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", em que no cartaz temos um sol intenso, referenciando o sertão nordestino, onde a emissão solar intensa possui uma importância ecológica e sociopolítica.

Palavras-chave: Cinema, Estereótipos, Nordeste

Foto do projeto