Ciências Humanas
Educação
Resumo
Nas escolas brasileiras, a prática do jornal escolar tem estado presente, mas pouco se sabe sobre como são produzidos esses jornais e qual papel desempenham no ensino de linguagem e na alfabetização científica. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo aprimorar o jornal intitulado "Just News", na Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro - EEDJR (Mateus Leme, MG), de forma integrada com as ações coletivas do grêmio estudantil para, com isso, analisar as contribuições dessa produção para a alfabetização científica. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas fases, sendo, no entanto, difícil precisar as linhas que a separaram. A primeira diz respeito ao entendimento das expectativas da comunidade escolar com relação ao Just News. A segunda fase consiste no aprimoramento do jornal escolar e na análise de suas contribuições para a alfabetização científica da comunidade da EEDJR. Para o entendimento das expectativas da comunidade escolar com o Just News, foi realizado um levantamento sobre temáticas de interesse dos estudantes do ensino médio da EEDJR que pudessem ser contempladas sob diferentes abordagens no jornal. Para isso, estabeleceu-se uma parceria com estudantes representantes e docentes que são referências das turmas de modo a estabelecer as colunas publicitárias no Just News, sendo: Ano Arco-íris, Mundo, História e Entre Nós. De forma complementar, foi criado um Instagram e um site para a comunicação com a comunidade escolar. Nessa perspectiva, alcançou-se, através do Just News, contribuições na área do jornalismo científico e educomunicação, popularizando as informações acerca das descobertas científicas, novas tecnologias, inovação e resultados de pesquisas aplicadas ao cotidiano em uma linguagem acessível e pertinente à comunidade escolar que foi alvo.
Palavras-chave: Jornal, Ciência, Educomunicação