Ciências Humanas
Educação
Resumo
O propósito deste projeto é auxiliar as crianças na superação das dificuldades de aprendizagem presentes em sala de aula, principalmente nos momentos de leitura e compreensão de textos. Durante as pesquisas sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, encontraram-se artigos sobre as dificuldades na compreensão da formação das palavras e nas atividades que apresentam textos longos. Durante esse processo, percebeu-se que as dificuldades encontradas também abrangem as crianças com o diagnóstico de dislexia. Com o objetivo de melhorar o rendimento desses alunos, elaborou-se um site que tem ferramentas que proporcionam facilitações das atividades com textos no dia a dia do aluno. Nessa plataforma, os professores poderão carregar os textos das atividades com mudanças de formatação e modelos de aulas personalizados para esses alunos, contando com diversas ferramentas, como quizz, jogos, uso de fontes adaptadas, conteúdos audiovisuais, entre vários outros. No sentido de coletar dados e feedbacks sobre a ideia, realizaram-se entrevistas, testes e formulários com os professores e alunos do ensino fundamental do SESI a fim de traçar a funcionalidade e usabilidade da plataforma. Para a realização do projeto, foi utilizado o Visual Studio Code e o Google Sites. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, pode-se afirmar que a ferramenta realmente cumprirá com o propósito de diminuir as dificuldades durante o processo de leitura de textos e fornecer conteúdos auxiliares que melhorem a qualidade do ensino. Em síntese, o site “Readings” tem a capacidade de melhorar a relação entre aluno e professor e aumentar o rendimento de alunos com TDAH e dislexia.
Palavras-chave: Dislexia, TDAH, Leitura