Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-3615: Readings: site que auxilia na superação das dificuldades de leitura de crianças com TDAH e dislexia

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Helen Naldi de Oliveira, Carolina Maia Borges, Giovana Fernandes Pedroso
ícone Orientação Érica Fátima Inácio, Luciano Scognamiglio
ícone Instituição Escola Sesi Santa Bárbara d'Oeste (CE 099)
ícone Etapa Finalista

Resumo

O propósito deste projeto é auxiliar as crianças na superação das dificuldades de aprendizagem presentes em sala de aula, principalmente nos momentos de leitura e compreensão de textos. Durante as pesquisas sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, encontraram-se artigos sobre as dificuldades na compreensão da formação das palavras e nas atividades que apresentam textos longos. Durante esse processo, percebeu-se que as dificuldades encontradas também abrangem as crianças com o diagnóstico de dislexia. Com o objetivo de melhorar o rendimento desses alunos, elaborou-se um site que tem ferramentas que proporcionam facilitações das atividades com textos no dia a dia do aluno. Nessa plataforma, os professores poderão carregar os textos das atividades com mudanças de formatação e modelos de aulas personalizados para esses alunos, contando com diversas ferramentas, como quizz, jogos, uso de fontes adaptadas, conteúdos audiovisuais, entre vários outros. No sentido de coletar dados e feedbacks sobre a ideia, realizaram-se entrevistas, testes e formulários com os professores e alunos do ensino fundamental do SESI a fim de traçar a funcionalidade e usabilidade da plataforma. Para a realização do projeto, foi utilizado o Visual Studio Code e o Google Sites. A partir dos estudos realizados e resultados obtidos, pode-se afirmar que a ferramenta realmente cumprirá com o propósito de diminuir as dificuldades durante o processo de leitura de textos e fornecer conteúdos auxiliares que melhorem a qualidade do ensino. Em síntese, o site “Readings” tem a capacidade de melhorar a relação entre aluno e professor e aumentar o rendimento de alunos com TDAH e dislexia.

Palavras-chave: Dislexia, TDAH, Leitura

Foto do projeto