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Projeto

HUM-3713: Uma perspectiva jovem sobre as mudanças e desafios do Novo Ensino Médio

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Sarah de Oliveira Cavalheiro , Lavínia Fernandes da Silva
ícone Orientação Cristiane Marcelo Kanjiscuk
ícone Instituição Escola Sesi Paulo Skaf (CE 387)
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Em aspectos nacionais, o Brasil tem passado por mudanças significativas em seu sistema educacional, o Novo Ensino Médio (NEM). É importante ressaltar que “em diversas redes de ensino, estudantes do ensino médio começam a experimentar os efeitos perversos da reforma” (CASSIO & GOULART, 2022). Portanto, garantir que sejam ouvidos é fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, afinal, "as abordagens pedagógicas adequadas para esse objetivo são centradas no educando” (UNESCO, 2017). A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) deve ser pensada para os estudantes, então por que não os tornar peças-chave para o entendimento do atual sistema educacional? Foi graças a esse entendimento que o projeto foi realizado, buscando posicionar o educando como protagonista das análises sobre o Novo Ensino Médio. A hipótese é de que o NEM falha em três principais pilares: a primazia do educando, democratização e excelente estruturação. Ademais, acredita-se que, ao comparar a nova proposta com a perspectiva jovem sobre o atual sistema educacional e as bibliografias utilizadas, será possível detectar erros e acertos, para assim elaborar sugestões de melhoria. Para alcançar os atuais objetivos, foi desenvolvido um questionário online, anônimo, de múltipla escolha, que observou a percepção dos estudantes a respeito de suas implicações e desafios. As respostas obtidas trouxeram importantes contribuições para a comprovação da hipótese apresentada. Seus três pilares constituintes apresentaram as esperadas falhas. Por fim, vale ressaltar que a pesquisa realizada foi muito pertinente para o assunto e, diferentemente das pesquisas já realizadas na área, as quais buscam somente a revogação, trouxe apontamentos necessários quando se trata de melhorar a reforma implementada. Se as sugestões apresentadas forem levadas em consideração para uma continuidade da pesquisa, certamente o Novo Ensino Médio passará por melhorias extraordinárias.

Palavras-chave: Educação de qualidade, Novo Ensino Médio, Juventude

Foto do projeto