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Projeto

HUM-3781: Para a maior glória de Deus: influências medievais na educação jesuítica no Brasil colonial

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

História

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ícone Autoria Eduardo Santos Trindade, Gustavo Farias
ícone Orientação José Pacheco dos Santos Júnior, Maria de Deus Beites Manso
ícone Instituição Escola Sesi Anísio Teixeira
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Os jesuítas chegaram ao Brasil visando difundir a fé católica por meio da educação e da catequização dos povos nativos, objetivo que se concretizou principalmente por meio do ensino das artes liberais e da doutrina tomista, duas importantes características do período conhecido como Idade Média. A presente pesquisa tem como objetivo tornar evidente os aspectos pedagógicos medievais passados aos habitantes do Brasil Colonial por meio da Companhia de Jesus, focando especialmente na doutrina de Tomás de Aquino e nas disciplinas que compunham o Trivium. A metodologia adotada é qualitativa, podendo ainda ser caracterizada como histórico-analítica ou histórico-filosófica, visto que os métodos utilizados abarcam conceitos importantes aos dois tipos de pesquisa. Desse modo, o procedimento empregado na realização deste projeto envolveu a investigação minuciosa de diversos documentos referentes às épocas estudadas, isto é, Idade Média e Idade Moderna, com o intuito de analisar e compreender aspectos desses períodos históricos, sendo a análise dos documentos conduzida a partir de novas traduções, comparações e interpretações dos dados obtidos. Em suma, a partir dos resultados alcançados, tornou-se possível concluir que a pedagogia utilizada pelos jesuítas em suas missões no Brasil era fundamentalmente medieval e que a Ordem possuía um pensamento tomista muito acentuado.

Palavras-chave: Jesuítas, Brasil colonial, Idade Média

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