Ciências Humanas
Sociologia
Resumo
Nosso trabalho trata sobre a cultura capitalista do sucesso e os impactos que ela gera nas metas de vida de estudantes de segundos e terceiros anos do ensino médio de escolas públicas e privadas em Novo Hamburgo. Tomamos conhecimento sobre o tema ao presenciar a cultura em nossa vida cotidiana e, tendo em vista que não é um assunto muito abordado, decidimos problematizá-lo, considerando que é algo que afeta a vida de muitas pessoas. Tendo em mente nosso problema, iniciamos com nosso objetivo geral: verificar se a cultura capitalista do sucesso possui impactos nos objetivos futuros dos alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas de Novo Hamburgo. A distribuição de formulários foi realizada em quatro instituições de ensino localizadas no município de Novo Hamburgo, sendo elas públicas, técnicas e privadas. O objetivo foi analisar como os alunos do ensino médio se sentiam diante da cultura capitalista do sucesso e analisá-las, juntamente com o referencial teórico, para compreender as diferentes visões sobre o tema. A pesquisa realizada foi qualitativa, do tipo analítica. A pesquisa contou com a aplicação dos formulários nas turmas de segundos e terceiros anos das escolas, e foram obtidas 27 respostas dos envolvidos na pesquisa, com idades variando entre 16, 17 e 18 anos. O estudo realizado permitiu compreender qual é a percepção que os estudantes de ensino médio de diferentes instituições têm sobre a cultura capitalista do sucesso e os resultados demonstram, na sua maioria, que os alunos sentem a pressão imposta por essa cultura em seu dia a dia, podendo variar dependendo da área de atuação. Além disso, eles afirmam que ela pode causar diversos efeitos negativos em suas vidas. No entanto, houve respostas que demonstram a relevância da cultura no sucesso futuro de suas vidas. Diante disso, é possível supor que muitos estudantes do ensino médio se sentem afetados por essa cultura e que esse é um tema que deve ser tratado com mais cuidado pela sociedade.
Palavras-chave: Sucesso, Adolescentes, Ensino médio