Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-3811: Aspectos relevantes da interação aluno-professor no processo de ensino-aprendizagem na Iniciação Científica Júnior

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Anna Elizabeth Heck
ícone Orientação Pércia Paiva Barbosa
ícone Instituição Colégio Dante Alighieri
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Pesquisas apontam a importância da qualidade da interação aluno-professor para o sucesso do ensino-aprendizagem, o que inclui o processo de orientação de pesquisas científicas. Dada a escassez de estudos com esse enfoque na Iniciação Científica Júnior, investigou-se um programa dessa modalidade (“PICJ”) oferecido a alunos de uma escola privada da cidade de São Paulo. Dentre os participantes, destacam-se os estudantes matriculados no PICJ (orientandos) no ano de 2023, assim como seus professores orientadores. Como objetivos, espera-se identificar os aspectos da interação aluno-professor considerados relevantes (e não relevantes) pelos orientandos e seus orientadores. Além disso, deseja-se verificar se esses aspectos têm relação com o tempo de matrícula do estudante no programa em questão. Por fim, deseja-se identificar aproximações e/ou distanciamentos entre as percepções apresentadas pelos participantes, assim como os possíveis desdobramentos disso para o desenvolvimento das pesquisas. A presente investigação tem abordagem qualitativa, sendo o questionário um dos instrumentos de coleta de dados utilizados. Visando verificar sua eficácia, em um primeiro momento, aplicou-se uma versão preliminar desse instrumento para os estudantes matriculados na Fase I do PICJ investigado (cerca de 73 alunos). Como resultados preliminares, obteve-se uma taxa de resposta de 85,3% (aproximadamente 64 alunos da Fase I), sendo que outros resultados serão apresentados nas etapas futuras desta investigação.

Palavras-chave: Iniciação Científica Júnior, Interação aluno-orientador, Desenvolvimento de projeto

Foto do projeto