Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-4056: Te escuto ou te excluo? Impacto da cultura do cancelamento sobre o consumo de entretenimento

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

ícone Autoria Sophia Reis Palmeira Friedberg
ícone Orientação Elenira Peixoto Silva, Moisés Mota de Jesus
ícone Instituição Escola Alef Peretz - Unidade Hebraica
ícone Etapa Finalista

Resumo

Esta pesquisa analisa um fenômeno social que se intensificou nos últimos anos, que consiste em que pessoas param de consumir obras de entretenimento que por algum motivo sofrem um processo de cancelamento nas redes sociais. O trabalho busca entender o porquê e como a cultura do cancelamento opera na decisão de se consumir ou não uma obra. Como metodologia, se propõe a construir um referencial teórico que discute os fatores que auxiliam no entendimento desse fenômeno, sendo sustentada por visões de diferentes pensadores, em conjunto com uma análise de um caso de cancelamento. Esse procedimento possibilita explicar como o “consumo consciente”, conceito vindo da área da ecologia, pode ser usado para explicar o comportamento da sociedade nesse fenômeno.

Palavras-chave: Cultura do cancelamento, Separação obra e artista, Entretenimento