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Projeto

HUM-4158: Um material didático 3D inclusivo para o ensino e a aprendizagem de modelagem de atividades com UML para deficientes visuais

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Arthur Silva Dantas, Renato Borges Lazarini, Elivelton da Silva Moreira
ícone Orientação Claudio Zarate Sanavria
ícone Instituições IFMS - Campus Nova Andradina, IFMS - Campus Aquidauana
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Este artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é aperfeiçoar e analisar pedagogicamente um conjunto de materiais didáticos concretos 3D para o ensino e aprendizagem de modelagem de sistemas de informação, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual. Apresenta-se aqui o material referente ao diagrama de atividades da UML (Unified Modeling Language), uma linguagem padrão de modelagem adotada internacionalmente pela indústria para a modelagem de sistemas orientados a objetos e usada na formação de profissionais da área. Nesse contexto, a pesquisa aqui descrita dá continuidade a um projeto anterior que elaborou três materiais didáticos, cada um contemplando um diagrama específico, focando em pessoas com deficiência visual. A proposta foi avançar, incluindo no material o diagrama de atividades antes não contemplado. Por meio de uma abordagem qualitativa de natureza experimental e aplicada, as etapas foram: fundamentação teórica, aperfeiçoamento do material já desenvolvido, impressão e construção do material aperfeiçoado, planejamento da aplicação do material, aplicação do material e análise dos resultados. O locus da pesquisa foi o IFMS Campus Nova Andradina, partindo da hipótese de um material didático pensado especificamente e considerando que a inclusão pode contribuir para o aprendizado dos conteúdos. Espera-se que o seu uso não se restrinja a quem possui deficiência visual, permitindo, de fato, que as práticas educativas trabalhem o coletivo de modo inclusivo e integrado. O material inclui encaixes de RJ45, cabos de borracha e peças 3D, montados em uma base Lego® para representar os elementos do diagrama. Além disso, possui uma planilha de apoio para complementar as informações por meio de leitor de tela e roteiro de uso. Os resultados apontam para uma evolução do material, com boa aceitação do usuário final, indicando pontos de acertos e melhorias.

Palavras-chave: Tecnologias assistivas, Engenharia de software, Cultura maker

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