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Projeto

HUM-4159: Mynd: aplicativo que visa amenizar a dependência de smartphones

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

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ícone Autoria Giovana Borguezani Carvalho, Ana Manuella Carvalho Fernandes
ícone Orientação Cornélio Schwambach
ícone Instituição Colégio Bom Jesus Centro
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O presente relatório tem por objetivo descrever um estudo feito para elaborar um aplicativo capaz de amenizar a dependência de smartphones e aumentar a concentração de estudantes, tendo em vista as problemáticas relacionadas. A pesquisa visa refletir sobre os impactos das mídias digitais na maneira como a Geração Z vive e propor uma reeducação dos hábitos digitais dos jovens brasileiros de forma lúdica, personalizada e acessível, levando-os a compreender as consequências do uso abusivo de celulares e orientando alunos, professores e pais, por meio do entendimento da nomofobia – condição em que indivíduos sentem medo irracional e extremo de ficarem desconectados do mundo digital – e das formas de amenizá-la, para uma melhor qualidade de vida e uso adequado do dispositivo eletrônico. Assim, a metodologia utilizada é classificada em exploratória, considerando os objetivos, e de caráter bibliográfico, conforme os procedimentos. Durante o desenvolvimento do projeto, foi realizada a revisão de literatura em busca de artigos e estudos relacionados ao tema. Seu design inicial foi realizado através do site canva.com, baseando-se na metodologia da Universidade de Stanford: Design Thinking, idealizado como o avatar de um cérebro, que, conforme as metas estabelecidas pelo indivíduo, emita emoções positivas ou negativas, levando em conta o registro dos hábitos do indivíduo. Também é importante destacar que todos os procedimentos foram registrados no diário de bordo. O aplicativo vem sendo desenvolvido através da plataforma no-code Flutter Flow e a base de dados foi desenvolvida pela plataforma Firebase. Espera-se que, com o concreto embasamento teórico e construção completa do aplicativo, seu futuro desenvolvimento online ajude estudantes a utilizarem a tecnologia mobile de forma eficaz, amenize consequências da nomofobia na Geração Z por meio do seu sistema de metas e melhore o desempenho acadêmico e vida de muitos jovens ao redor do Brasil.

Palavras-chave: Tecnologia mobile, Psicologia, Geração Z

Foto do projeto