Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-4271: Medo de não me encaixar: como as normas de gênero e as atividades domésticas afetam a frequência escolar

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

Play
ícone Autoria Helen Alves Vitória Carlos
ícone Orientação Larissa Cristina Clemente Veiga
ícone Instituição E.E. Prof.ª Maria de Lourdes Stipp Steffen
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O presente projeto de pesquisa nasceu a partir do incômodo gerado pelas faltas recorrentes de estudantes da Escola Estadual Prof.ª Maria de Lourdes Stipp Steffen (Indaiatuba - SP). A partir de análises, levantou-se o trabalho doméstico como um dos motivos para o excesso de faltas. O objetivo principal da pesquisa é investigar o porquê de ainda ocorrerem muitas vezes faltas motivadas pelo trabalho doméstico ou cuidado de pessoas, principalmente entre as meninas. Portanto, foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas, partindo dos trabalhos de: Simone de Beauvoir (1970), Judith Butler (2003) e Silvia Federeci (2012), que abordam questões sobre os papéis de gênero que direcionam pessoas a agirem de acordo com as normas de gênero, seja ao cumprir atividades domésticas ou se portar de acordo com seu gênero. Para o estudo de caso, aplicou-se um questionário para os estudantes da E.E. Prof.ª Maria de Lourdes Stipp Steffen. Dessa forma, analisando os dados coletados, nota-se a discrepância entre alunos do gênero masculino e feminino em relação aos motivos que os levam a faltar à escola. Além disso, verifica-se que as meninas tendem a faltar mais por problemas psicológicos do que os meninos, também foi possível observar que pessoas transgêneros e não binárias faltam, principalmente, por desmotivação e problemas psicológicos. Em síntese, foi possível definir quais os principais motivos para a ausência escolar dos estudantes e, ao relacionar com os papéis de gênero, observa-se como a pressão gerada em torno de seu cumprimento afeta esses estudantes.

Palavras-chave: Padrões de gênero, Ausência escolar, Trabalho doméstico

Foto do projeto