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Projeto

HUM-4318: Redes sociais e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e no Twitter entre 2018 e 2022

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

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ícone Autoria Ana Beatriz Miranda Veiga, Wilma Beatriz da Cruz Alves
ícone Orientação Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Paulo Victor da Silva Ribeiro
ícone Instituição IFPA - Campus Belém
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este projeto pretende se debruçar sobre os padrões que caracterizam o ritual do cancelamento no ciberespaço, com especial atenção para a rede social X (antigo Twitter). Com o objetivo de compreender a “cultura do cancelamento”, a pesquisa realiza leitura, fichamento e resumo de bibliografia de base, especialmente a discussão em torno dos conceitos de ritual e drama presentes nas obras de Turner (2005, 2008), Tambiah (2018) e Couldry (2005), a fim de identificar e compreender as regras ou vetores que cercam cada uma das etapas que antecedem, caracterizam e sucedem o cancelamento no tempo social do ciberespaço. A pesquisa também realiza a seleção de casos de cancelamento na imprensa brasileira entre os anos de 2018 e 2021, investigando suas origens, motivações e consequências. Através deste estudo, pretendemos identificar as motivações sociais que justificam as práticas e discursos associados à “cultura do cancelamento” no Brasil a fim de saber se apresentam um padrão de recorrência e verificar a existência de fases ou etapas que possam caracterizar a existência de sequências e processos padronizados de ocorrência do cancelamento analisando sua eficácia e tipologia.

Palavras-chave: Cancelamento, Ritual, Ciberespaço

Foto do projeto