Ciências Humanas
Sociologia
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a cultura, os objetos que a constituem e os sujeitos que a experimentam, como delineado nas obras do filósofo alemão Georg Simmel. Essa relação, por sua vez, se dá por meio de um processo de cultivação (ou educação, no Brasil apresentada sobretudo pelas escolas) em que a cultura é absorvida e passa a desenvolver as potências de um indivíduo. Buscamos nos aprofundar na separação entre o sujeito e os objetos culturais, especialmente em uma instância psíquica, em que se manifesta uma fragmentação da percepção de realidade extrassubjetiva, além de uma objetificação da própria identidade do indivíduo. Os sujeitos, ao não serem capazes de viver de acordo com a imagem mental ou estilo de vida criado pela absorção de objetos culturais que consomem, passam a tentar suprir esse hiato autocontemplativo entre quem são e a versão objetificada de si mesmos, suas personas. Essa tentativa de transposição da barreira sujeito-objeto causa uma subversão da cultura, prejudicial para o desenvolvimento de sua interioridade e integração sociocultural, e que fomenta uma radicalização por meio de ideologias (muitas vezes) de caráter extremista, especialmente na instância digital. Em nosso trabalho, estudaremos a ligação entre a problemática apresentada e um de seus principais sintomas: o massacre escolar, pois, em nossa visão, trata-se do efeito de um fanatismo e alienação da realidade, ao se manifestar, justamente, no lugar onde o processo de cultivo nasce, nas escolas, a fim de matá-lo.
Palavras-chave: Subversão cultural, Massacre escolar, Radicalização online