Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-4474: Desenvolvimento de uma plataforma de ensino-aprendizagem para ampliar a comunicação entre alunos com TEA e professores

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

ícone Autoria Lucas Pereira de Araújo, Ayme Lavinia Lima, Felipe Samuel Batista Monteiro
ícone Orientação Philipe Olimpio Brilhante, Hugo Maciel de Oliveira
ícone Instituição E.E. Presidente Roosevelt
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento das pessoas, sendo elas cerca de 2 milhões no Brasil. A inclusão é um direito, mas os desafios persistem, principalmente na educação. Professores muitas vezes não estão preparados para lidar com o TEA, e o ambiente escolar pode ser estressante para essas crianças. Uma solução proposta é uma plataforma digital de ensino-aprendizagem para alunos com TEA, visando melhorar a comunicação e o desenvolvimento. O projeto envolve a revisão bibliográfica, análise de requisitos, design e implementação da plataforma. Os resultados esperados incluem uma plataforma amigável, recursos personalizados, aumento da participação dos alunos com TEA e melhoria na qualidade da educação. O projeto busca contribuir para a inclusão e qualidade de vida desses alunos com TEA, com implicações práticas para alunos e professores, além de recomendações para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Plataforma de aprendizagem, Educação inclusiva