Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-4597: PARE: performance, arte, respeito e educação no trânsito

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Álika Maria Lima Santos Leão , Guilherme Aquino dos Santos Borges
ícone Orientação Lucivânia Pereira dos Santos, George Kummel Soares Figueiredo Castro Silva
ícone Instituição Centro Juvenil de Ciência e Cultura
ícone Etapa Finalista

Resumo

O projeto PARE surge da necessidade de alunos e professores transitarem de forma segura na faixa de pedestres que fica em frente ao Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) em uma via de BR, onde o trânsito é muito intenso. Ali, além do CJCC, existem três outras grandes instituições de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA; Colégio Democrático Estadual Marcos Freire e Escola Cooperativa de Barreiras - COOPEB. Inicialmente, os nossos esforços estavam voltados apenas para o problema da faixa de pedestres, mas, aos poucos, fomos tendo consciência da importância e do quanto poderíamos contribuir. Dessa forma, procuramos duas escolas para realizarmos um trabalho de conscientização e, em seguida, entramos em contato com a Secretaria de Segurança Pública Municipal de Barreira para agendarmos a ação performática com toda a segurança necessária. Para a execução de nossa ação, contamos com a participação dos componentes de duas grandes fanfarras: Colégio Estadual Duque de Caxias e Colégio Estadual Democrático Marcos Freire. Além de alcançar o nosso objetivo de promover ações performáticas e de conscientização para chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre a necessidade de tornar o trânsito mais seguro, também mobilizamos alunos de cinco grandes escolas estaduais para concretizar as nossas ações. Após a realização da ação, elaboramos um questionário por meio do Google Forms para avaliar o evento e também coletar outras informações sobre o trânsito. Para fundamentar a parte teórica de nossa pesquisa, utilizamos o Código de Trânsito Brasileiro e os autores Alessandro Moreira Rodrigues e Elmir Jorge Schneider. Levando em consideração a importância de utilizar ferramentas tecnológicas para tornar a ideia ainda mais atrativa, esperamos futuramente criar jogos interativos por meio do Scrath e App Inventor.

Palavras-chave: Educação, Arte performática, Trânsito

Foto do projeto