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Projeto

HUM-4631: Lendas matemáticas: gamificação da matemática para o ensino médio

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Pedro Ferreira Malheiros, Sofia Freitas da Silva Gonçalves de Alcântara, Allany de Melo Camacho
ícone Orientação João Luiz Almeida Glioche Gonçalves, Bruno da Silva Miguel
ícone Instituição Escola Firjan Sesi Maracanã
ícone Etapa Finalista

Resumo

A matemática é a disciplina que se dedica ao estudo do raciocínio lógico e abstrato, explorando conceitos relacionados a quantidades, espaço, medidas, estruturas, variações e estatística. Acompanha a história da humanidade e é deveras importante no desenvolvimento humano, sobretudo no que tange a cidadania, raciocínio lógico, resolução de problemas e pensamento criativo. Foi, entretanto, observado em pesquisas que a defasagem na aprendizagem de matemática no país é bastante significativa, sendo uma área de muitas dificuldades entre os estudantes. Portanto, foi pensada a elaboração de um projeto: um jogo de cartas que funcione como material didático e que seja acessível, uma forma mais prática de estudar e que estimule o aprendizado para auxiliar alunos do ensino médio a melhorar suas habilidades em cálculos matemáticos básicos (soma, subtração, divisão e multiplicação). Para tal, a pesquisa foi conduzida em análises bibliográficas e entrevistas, tendo um escopo focado em gamificação na educação. As estimativas com o projeto são de melhora significativa dos alunos na área da matemática.

Palavras-chave: Gamificação, Matemática, Ensino médio

Foto do projeto