Ciências Humanas
Educação
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um projeto destinado à produção de conteúdos digitais para o ensino de filosofia em metodologias ativas, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. O projeto em questão contemplou quatro planos de trabalhos organizados em torno da produção de conteúdos diversificados, dinâmicos, atrativos e consoantes com a interdisciplinaridade, a formação integral, as múltiplas inteligências, o desenvolvimento de habilidades e da capacidade de autogerenciamento nos estudos e a formação humanista e cidadã. O primeiro concentrou-se na produção de vídeos. O segundo, na produção de podcasts. O terceiro, na produção de materiais e atividades. O quarto, na criação visual de uma plataforma web para o ensino de filosofia. O projeto seguiu as metodologias de pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica dos planos de trabalhos; pesquisa exploratória, para a busca de materiais e ferramentas auxiliares; e pesquisa aplicada, para a produção dos conteúdos propriamente ditos e a estruturação da plataforma web pretendida. Com isso, este trabalho mostrará que, ao final do projeto, foram produzidos conteúdos digitais de alta importância para uso em aulas de filosofia de acordo com as metodologias ativas e um protótipo de plataforma web para o ensino de filosofia.
Palavras-chave: Tecnologias de ensino, Atitude filosófica, Educação 4.0