Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-5058: Algoritmos da dopamina: efeitos das redes sociais no rendimento escolar de estudantes do Ensino Médio

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

Play
ícone Autoria Estevão Souza Tarifa da Silva, Matheo Iurk Calleya
ícone Orientação Laurita Istefani da Silva Teles
ícone Instituição Colégio Bonja
ícone Etapa Finalista

Resumo

O uso exacerbado de mídias sociais pelos estudantes levanta questionamentos quanto ao seu impacto no desempenho acadêmico dos mesmos. Esta pesquisa procura investigar a relação entre o desempenho acadêmico de alunos e seu tempo de uso de dispositivos eletrônicos, com enfoque nas redes sociais, partindo da premissa de que elas são viciantes e induzem efeitos negativos no desempenho escolar quando utilizadas em excesso. Além disso, o trabalho explora se o seu uso gera sensações análogas às observadas com o uso de drogas químicas. Para a comprovação das hipóteses, serão realizadas pesquisas de campo por meio de formulários, bem como uma revisão bibliográfica abrangente. Os questionários conterão perguntas relacionadas ao tempo de uso de redes sociais, ao tempo total despendido nelas, ao desempenho dos participantes em disciplinas selecionadas (Matemática, Física, Biologia, Química e Língua Portuguesa) e às sensações de satisfação dos estudantes quanto a seus resultados acadêmicos. As respostas serão organizadas e analisadas, utilizando modelos de comparação para contrastar o tempo de uso das redes sociais com as notas dos participantes. Em conclusão, a pesquisa visa entender a relação entre o uso de redes sociais, o desempenho acadêmico e a satisfação dos resultados dos estudantes. Espera-se que os resultados forneçam uma compreensão mais profunda dos impactos das mídias sociais no contexto educacional, pois a resposta para a pergunta sobre se o uso excessivo de redes sociais afeta negativamente o desempenho acadêmico pode ter implicações significativas para educadores, pais e estudantes.

Palavras-chave: Redes sociais, Desempenho acadêmico, Tempo de uso

Foto do projeto