Ciências Humanas
Educação
Resumo
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral aperfeiçoar e analisar pedagogicamente um conjunto de materiais didáticos concretos 3D para o ensino e aprendizagem de modelagem de sistemas de informação, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual. Considerando que a UML abarca um conjunto de diagramas elaborados por meio de ferramentas específicas e que dificilmente possuem suporte para um leitor de telas, instrumento necessário para um deficiente visual, existe uma dificuldade para estudantes com deficiência visual para a aprendizagem de seus conceitos. O projeto dá continuidade a uma pesquisa que elaborou três materiais didáticos (diagrama de casos de uso, diagrama de classes e modelo relacional de dados) e, para o seu desenvolvimento, foram previstas as seguintes etapas: fundamentação teórica, aperfeiçoamento do material já desenvolvido, impressão e construção, aplicação e análise dos resultados. O material inclui encaixes de RJ45, cabos de borracha e peças 3D, montados em uma base Lego® para representar os elementos de cada diagrama. Além disso, cada diagrama possui uma planilha de apoio para complementar as informações por meio de leitor de tela. Um roteiro de uso também foi desenvolvido, a fim de dar suporte aos docentes em seu planejamento pedagógico. Os resultados apontam para uma evolução a partir da padronização realizada, com boa aceitação do usuário final, apontando pontos de acertos e melhorias.
Palavras-chave: Tecnologias assistivas, Engenharia de software, Cultura maker