Ciências Humanas
Educação
Resumo
A inclusão de alunos com baixa autoestima, gerada por problemas físicos, necessita de um olhar de empatia dos discentes, pois o preconceito exclui estudantes que enfrentam problemas como esse. O livro “Extraordinário”, da escritora norte-americana Raquel Jaramillo Palacio, aborda essa temática de forma crítica, relatando a história de Auggie, que, ao ir para a escola, enfrentou amplas dificuldades para ser aceito pelos colegas, em função da sua aparência “diferente” por conta da síndrome de Treacher Collins, uma doença genética autossômica que gera malformações do crânio e face. Diante disso, nasceu o projeto “Inclusão escolar por meio de preceitos: uma pesquisa baseada no livro Extraordinário”, o qual tem como objetivos evidenciar a importância da iniciativa dos professores em colocar em prática, por intermédio de preceitos, a empatia, além de ressaltar a necessidade – para os estudantes e para toda a comunidade escolar – do acolhimento e do respeito ao próximo no ambiente escolar, familiar e social. Para alcançar os objetivos do projeto, foi realizado um estudo bibliográfico – com a leitura do livro “Extraordinário” –, além de pesquisas sobre a relevância de intervenções do corpo docente acerca do bullying, a fim de garantir o bem-estar dos estudantes. Ademais, o filme “Extraordinário” foi apresentado para as turmas de 2º ano do ensino médio do C.E. Dorgival Pinheiro de Sousa, durante a aula de Projeto de Vida. Além disso, houve a aplicação de questionário com as referidas turmas e divulgação de preceitos na escola. Assim, verificou-se que é necessário o incentivo de análises reflexivas de livros e filmes que destacam a inclusão e outros temas para motivar práticas positivas na escola.
Palavras-chave: Inclusão, Preceitos, Extraordinário