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Projeto

HUM-5254: Fantoches e aprendizagem: conhecer e respeitar as religiões de matriz africana

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Filosofia

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ícone Autoria Beatriz Carlos Barreto , Ana Clara Alves Deluca
ícone Orientação Patrícia Pascon Souto Tancredo
ícone Instituição Etec Trajano Camargo
ícone Etapa Finalista

Resumo

De acordo com pesquisas, o número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em apenas um ano, passando de 583, em 2021, para 1,2 mil casos, em 2022, sendo que o Estado recordista foi São Paulo, com 270 queixas. Conforme a análise dessa problematização, foi desenvolvido o projeto "Fantoches e aprendizagem: conhecer e respeitar as religiões de matriz africana", que visa conscientizar crianças do ensino fundamental I sobre a intolerância religiosa e demonstrar as religiões de matriz africana através de um teatro de fantoches autodescritivo. O teatro de fantoches tem uma grande importância na educação, pois, através do lúdico, estimula a criatividade, trabalha com a religiosidade, conscientização e, o principal, enfatiza o respeito entre as religiões, entre outras finalidades. Com isso, espera-se que, por meio deste projeto, o público-alvo possa aprender o quão errado é rechaçar, discriminar e violentar um indivíduo por sua religião, e, através do lúdico, desmistificar os medos e receios que são impostos sobre as crenças de matriz africana, além de promover um momento de diversão, lazer e conhecimento aos alunos, na expectativa de promover a conscientização e o respeito.

Palavras-chave: Conscientizar , Intolerância religiosa , Respeito

Foto do projeto