Ciências Humanas
Educação
Resumo
O aprendizado de uma nova língua envolve bem mais que o desenvolvimento de habilidades comunicativas, compreendendo também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e cabe ao professor criar condições que ajudem a construir um ambiente de aprendizado seguro e colaborativo, no qual o aluno se sinta bem em experimentar a linguagem. Tendo isso em mente, foi desenvolvida com os alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do CEFET-MG Campus Divinópolis uma atividade de escrita criativa com limericks, que são poemas curtos e bem-humorados com uma estrutura fixa de versos, rimas e ritmo, cuja origem remonta ao século XVIII, na cidade de Limerick, na Irlanda. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o modo como essa atividade foi desenvolvida de forma a promover a escrita criativa e a interação nas aulas de inglês. Para tal, serão apresentados os passos desenvolvidos pelo professor na proposição da atividade e será feita uma análise das produções dos alunos à luz das discussões sobre a escrita criativa e das habilidades e competências definidas para o ensino médio pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, um questionário de avaliação da atividade foi aplicado aos alunos. A partir dos limericks produzidos pelos alunos e da avaliação da dinâmica criada para apresentação e troca dos poemas, foi possível perceber os resultados positivos do trabalho não apenas no que se refere ao aprendizado do gênero e das habilidades linguísticas, mas também no que diz respeito à criação de um ambiente seguro para o aprendizado de uma nova língua, na medida em que fortaleceu os laços entre os estudantes, permitindo que eles se conhecessem melhor e passassem a se respeitar em sua diversidade de talentos e habilidades.
Palavras-chave: Limericks, Língua Inglesa, Escrita criativa