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Projeto

HUM-5377: Desafios para garantir uma educação de qualidade voltada à existência quilombola no Brasil

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Bruna Santos Mendes , Amália Dias Santana Bonfim, Ana Júlia Pereira Alves de Souza
ícone Orientação Michele Sodré das Neves, Fabiane Lima Santos
ícone Instituição Escola Sesi Djalma Pessoa
ícone Etapa Finalista

Resumo

A Lei 11.645/2008 estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena como obrigatório no currículo do ensino básico. Entretanto, ainda existem desafios para que ela seja efetivada. Diante disso, o presente relatório de pesquisa se debruçou no processo de elaboração de um livro paradidático para o ensino médio, objetivo desta pesquisa, com foco na valorização das comunidades quilombolas. A construção do paradidático vem sendo feita de forma coletiva, a partir da revisão da Lei 11.645/08 e suas bases normativas e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (DCNEEQ). Para avaliar as diferentes necessidades e expectativas de instituições, estudantes, docentes e movimentos sociais, coletamos dados através de questionários organizados na plataforma Microsoft Forms, previamente aprovados pelo comitê de ética da escola. Os questionários foram personalizados para os seguintes participantes: coletivo de estudantes quilombolas da UFBA (CODEQUI), líderes de comunidades quilombolas, Fundação Cultural Palmares, pesquisadores e professores da educação básica. O resultado preliminar é que o paradidático trará conhecimento socialmente multirreferenciado, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem com discussões e metodologias que qualifiquem o estudo da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas do país.

Palavras-chave: Lei 11.645/2008, Paradidático, Comunidades quilombolas

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