Ciências Humanas
Educação
Resumo
Vivemos em um século chamado de Era da Conectividade, em que o fluxo de informações e acessos ilimitados aos diversos conteúdos são rápidos e facilitados. Quando se abordam temas culturais, as possibilidades de informações são infinitas e estão diretamente ligadas ao mundo digital. Os jogos e a educação, principalmente se tratando dos aspectos culturais no Brasil, possuem diferentes linguagens, combinando os aspectos de imagens, sons, luzes e simulações que fascinam os amantes de games, abrangendo todas as idades e gêneros. O objetivo geral deste projeto é a demonstração cultural dos povos indígenas e como estão inseridos nos diversos biomas brasileiros, bem como a utilização dos recursos computadorizados, dos jogos onlines, para melhorar a aprendizagem significativa. A busca pelos biomas e a cultura indígena foi realizada através de levantamento bibliográfico. O desenvolvimento do jogo ocorreu na plataforma virtual de programação Scratch 3.0, escolhida devido à sua simplicidade, usabilidade e organização. Com o processo já em andamento, a primeira parte de aplicabilidade das quatro fases iniciais com seus biomas foi testada por dezenas de pessoas da comunidade escolar e divulgada em rede social dos autores, tendo vasta aceitação. Para a segunda fase, na qual o jogo teve adição da fase, a mecânica nova de cutscenes e coleção biopédia foi inserida. Podemos concluir que o ensino e o desenvolvimento tecnológico estão interligados, e a evolução do desenvolvimento das tecnologias também acompanha os conceitos educacionais diversos, como cultura, lazer, socialização, conhecimento histórico e as bases nacionais curriculares, com seus conceitos específicos de cada disciplina.
Palavras-chave: Indígenas, Jogos online, Educação