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Projeto

HUM-5391: Jaci Kûara - jogo educativo sobre a influência indígena na sociedade

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Juari Lopes Pinto Filho, Reinaldo Martins Amaral Torres, Luan Rodrigues Fernandes
ícone Orientação Amanda Dal'Ongaro Rodrigues, Igor Leal Brito
ícone Instituição Nova Escola
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Vivemos em um século chamado de Era da Conectividade, em que o fluxo de informações e acessos ilimitados aos diversos conteúdos são rápidos e facilitados. Quando se abordam temas culturais, as possibilidades de informações são infinitas e estão diretamente ligadas ao mundo digital. Os jogos e a educação, principalmente se tratando dos aspectos culturais no Brasil, possuem diferentes linguagens, combinando os aspectos de imagens, sons, luzes e simulações que fascinam os amantes de games, abrangendo todas as idades e gêneros. O objetivo geral deste projeto é a demonstração cultural dos povos indígenas e como estão inseridos nos diversos biomas brasileiros, bem como a utilização dos recursos computadorizados, dos jogos onlines, para melhorar a aprendizagem significativa. A busca pelos biomas e a cultura indígena foi realizada através de levantamento bibliográfico. O desenvolvimento do jogo ocorreu na plataforma virtual de programação Scratch 3.0, escolhida devido à sua simplicidade, usabilidade e organização. Com o processo já em andamento, a primeira parte de aplicabilidade das quatro fases iniciais com seus biomas foi testada por dezenas de pessoas da comunidade escolar e divulgada em rede social dos autores, tendo vasta aceitação. Para a segunda fase, na qual o jogo teve adição da fase, a mecânica nova de cutscenes e coleção biopédia foi inserida. Podemos concluir que o ensino e o desenvolvimento tecnológico estão interligados, e a evolução do desenvolvimento das tecnologias também acompanha os conceitos educacionais diversos, como cultura, lazer, socialização, conhecimento histórico e as bases nacionais curriculares, com seus conceitos específicos de cada disciplina.

Palavras-chave: Indígenas, Jogos online, Educação

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