Ciências Humanas
Educação
Resumo
Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ainda não avançaram em 95,8% das suas 169 metas no Brasil. Desse modo, é importante destacar, em meio a esse processo, o protagonismo da escola no ensino dos ODS e sobretudo recursos educacionais como jogos de tabuleiro. Este artigo propõe o desenvolvimento de um jogo educativo de tabuleiro chamado “ODS Challenge”, desenvolvido com base no último relatório "Luz", do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil da ONU e em jogos de tabuleiro educacionais. A criação de um jogo educativo envolvente pode ajudar os alunos a compreender e se envolver ativamente com os ODS, preparando as gerações futuras para contribuir de maneira significativa para um futuro mais sustentável, incentivando a busca do entendimento dos ODS em um processo de ensino-aprendizagem. O jogo é formado por um tabuleiro e três tipos de cartas, ajudando os estudantes a entenderem o que são os ODS de forma lúdica e reflexiva. O jogo provoca no aluno o entendimento dos ODS e os faz refletir sobre as problemáticas da sociedade que o cerca de modo que, no decorrer do jogo, ele reflita como os ODS e as problemáticas possuem relação. Até a etapa final da construção do jogo, que consistiu em um protótipo corrigido e impresso em uma gráfica nos moldes de um jogo de tabuleiro convencional, o jogo passou por várias etapas de desenvolvimento, incluindo um protótipo inicial utilizando cartolina e desenhado à mão, e sua comparação com publicações sobre jogos já existentes na literatura. A dinâmica do jogo foi idealizada com o intuito de proporcionar aos alunos o envolvimento com os ODS, bem como com suas metas e propostas frente aos desafios da sociedade. Pode-se dizer que o jogo se encontra em fase de desenvolvimento, uma vez que pode evoluir para um aplicativo, no qual, além do jogo de tabuleiro, haja dicas, artigos e links corroborando para enriquecer o aprendizado e fornecer informações complementares.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação, Jogos de tabuleiro