Ciências Humanas
Educação
Resumo
As atividades extracurriculares são todas as práticas que o aluno realiza fora da sala de aula, como a participação em feiras, projetos científicos, olimpíadas e competições na área de Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM); além de teatro, clubes de debate, idiomas, trabalhos voluntários e esportes. Ao participar dessas atividades, o aluno tem acesso a diversos benefícios, que vão desde a aquisição de importantes habilidades, como as soft skills, sair da zona de conforto, envolver-se em diferentes áreas, além de despertar novas paixões e interesses. Nesse contexto, identificamos o problema da possível baixa participação de alguns colegas de classe estudantes do IFPI em atividades extracurriculares. Alguns dos prováveis motivos para a evasão de alunos de escola pública nessas atividades incluem a “falta de interesse”, muitas vezes devido à falta de conscientização sobre sua importância, e a “falta de informação” sobre a existência de tais atividades. Entretanto, por que isso representa um desafio? As atividades extracurriculares desempenham um papel de suma importância na vida pessoal, acadêmica e profissional de todos os estudantes. Em um mundo em constante transformação, que enfrenta desafios cada vez mais complexos, habilidades antes opcionais adquiridas por meio de atividades extracurriculares tornam-se indispensáveis. Nesse contexto, idealizamos o “Your Student Space”, que busca solucionar a questão-problema por meio da criação de um site gratuito, de fácil acesso e intuitivo para o público-alvo. Por meio dele, visamos oferecer aos estudantes, especialmente aos de escola pública, um guia completo que orienta e os incentiva a se aventurarem no amplo universo das atividades extracurriculares. Em suma, o site Your Student Space concluiu o objetivo do projeto, além de demonstrar ter um grande potencial para se tornar uma importante ferramenta que promove uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes do Brasil.
Palavras-chave: Atividades extracurriculares, Educação inclusiva, STEAM