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Projeto

HUM-5610: Olhares para a sustentabilidade e o multiculturalismo na produção de materiais escolares

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Bianca Luiza Kelczeski Mendes
ícone Orientação João Pedro Crevonis Galego, Romilda Teodora Ens
ícone Instituição Colégio Menino Jesus
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Tanto as grandes quanto as pequenas empresas produtoras de lápis necessitam consideravelmente de uma matéria-prima: as árvores. Toda essa madeira consumida acarreta problemas, principalmente ambientais, como o desmatamento. Tendo em vista os problemas ambientais ligados aos lápis de cor, a pesquisa objetiva explorar a economia circular e os 6 Rs da sustentabilidade na produção de lápis de cor e tintas acessíveis e representativas. A metodologia ancorou-se na economia circular, nos pilares dos 6 Rs da sustentabilidade e em autores, bem como tem como pressuposto o multiculturalismo e a atenção à colonialidade. Como alternativa para substituir a madeira, explorou-se um resíduo nacional pouco utilizado: o bagaço da cana. Esse material existe em abundância no maior produtor anual do mundo de cana-de-açúcar e de 29 bilhões de litros de etanol, o Brasil. Para a mina de cor (interior do lápis), os resíduos escolhidos foram resíduos alimentares, compreendidos como recursos para a produção. Os resultados iniciais da pesquisa e do aporte teórico demonstram que o bagaço de cana é uma opção viável e sustentável. Os testes com a mina de cor e as tintas se mostraram satisfatórios, com coloração intensa e sem resíduos ao colorir. Além disso, as tintas e os lápis “cor de pele” ampliam as ofertas de lápis que atendam ao multiculturalismo e às variações de cores da pele. Portanto, a pesquisa possui relevância e impacto nas esferas sociais, ambientais e econômicas. A partir de artigos levantados em um estudo de revisão e dos resultados obtidos, afirma-se que a proposta é promissora e inovadora. Portanto, a pesquisa atinge o objetivo de produzir lápis de cor e tintas acessíveis, com sua metodologia baseada na economia circular e a oferta de materiais escolares de baixo custo, sustentáveis e representativos.

Palavras-chave: Educação, Cor de pele, Material escolar

Foto do projeto