Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-5632: Por que não podemos falar sobre a comunidade LGBTQIAP+ nas escolas?

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

ícone Autoria Tarsila Clarice de Gusmão Souza
ícone Orientação Andre Luiz Alves de Lima Galdino, Carla Maria Leoncio da Silva
ícone Instituição E.E. Dona Leonor Porto
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Este projeto tem como objetivo corrigir o equívoco de evitar discussões abertas sobre a comunidade LGBTQIAP+ nas escolas, reconhecendo a importância da educação na formação de indivíduos respeitosos, tolerantes e inclusivos. Além disso, busca criar um ambiente escolar seguro e igualitário, superando o medo de desafiar valores tradicionais ou religiosos. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica abrangente sobre educação inclusiva, diversidade sexual e de gênero, bem como preconceitos e estereótipos. Foram realizados estudos de caso e pesquisas acadêmicas para identificar práticas eficazes na promoção da inclusão na educação. A coleta de dados incluiu pesquisas de opinião, questionários e entrevistas com alunos, pais, professores e membros da comunidade escolar, bem como entrevistas individuais e grupos focais com a comunidade LGBTQIAP+ e líderes religiosos. A avaliação do currículo escolar buscou identificar oportunidades de integração de tópicos relacionados à diversidade sexual e de gênero. Os resultados destacaram a prevalência de agressões verbais e físicas contra estudantes LGBTQIAP+, ressaltando a necessidade de as escolas combaterem o bullying e promoverem a segurança de todos os alunos. A abertura para discutir a comunidade LGBTQIAP+ foi apontada como um meio para criar um ambiente inclusivo que valoriza a diversidade e combate a discriminação. Este projeto visa à promoção da educação inclusiva e da igualdade, utilizando uma metodologia abrangente para abordar uma questão importante na sociedade atual.

Palavras-chave: Diversidade, Gênero, Tolerância