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Projeto

HUM-5661: A beleza vendida nas prateleiras: um olhar de representatividade para meninas por meio de bonecas de pano

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

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ícone Autoria João Fernando Teixeira, Aline Vasconcelos Leão
ícone Orientação Elciane Maria do Nascimento, Francisca Ivete Cardoso
ícone Instituição E.E.F.M. São Francisco da Cruz
ícone Etapa Finalista

Resumo

Devido à tendência cultural em admitir um padrão de beleza ideal, cada vez mais crianças e jovens se esforçam para se encaixar em critérios que atravessam sua objetividade. Entre os prováveis fatores de influência, este estudo objetivou investigar os padrões estéticos das bonecas adultas humanizadas nas lojas de brinquedo de Cruz, no Ceará, e diagnosticar a possível identificação das crianças com os brinquedos, bem como, adicionalmente, propor às crianças uma boneca artesanal personalizada. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvida na cidade de Cruz com meninas de até cinco anos. Inicialmente, foi realizado o levantamento das características das bonecas adultas humanizadas das lojas da cidade. Em seguida, as ações voltadas às crianças foram realizadas na Escola Constância de Souza Muniz. Quanto às bonecas, obteve-se maioria do tipo físico magro, cabelo liso e pele clara, se assemelhando em parte ao perfil de beleza indicado pelas crianças. Não foram encontradas bonecas baixas com cabelo cacheado ou de pele negra. Após as intervenções realizadas, as meninas aceitaram e se mostraram felizes com suas bonecas de pano. Entretanto, as ações foram pontuais, sendo necessários mais momentos que acompanhem as crianças ao longo do seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Estereótipos de beleza, Fatores de influência, Construção da identidade

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