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Projeto

HUM-5925: Com um nó na garganta: proposições para um método interdisciplinar de investigação cognitivo-emocional

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Débora Souza da Silva , Cauã da Costa Leite de Souza
ícone Orientação Luciana de Albuquerque Daltio Vialli, Viviane Younes Rapozo
ícone Instituições IFRJ - Campus Maracanã, IFRJ - Campus Rio de Janeiro
ícone Etapa Finalista

Resumo

A construção de uma experiência emocional depende de recursos como autopercepção e introspecção, o que promove respostas emocionais diferentes, mesmo quando a exposição é a um mesmo estímulo. A linguística cognitiva e a teoria da corporeidade estabelecem que as interações entre o sistema sensório-motor e o cérebro ocorrem de forma contínua, e a relação entre corpo e ambiente é também processada cognitivamente. A partir dessa prerrogativa, procura-se observar a eficiência do emprego de linguagem multimodal para o engajamento emocional, assim como a emergência de outputs biolinguísticos como resultado do processo, por meio da aplicação de questionários investigativos referentes às emoções alegria, tristeza, amor e ódio na comunidade do IFRJ, campus Rio de Janeiro, e aprovados pelo CEP - Comitê de Ética em Pesquisa - CAAE: 5469.1421.4.0000.5268. Logo, a proposta desse projeto é: (1) avaliar as reações emocionais provocadas pelos protótipos investigativos e (2) investigar os mecanismos e frutos da relação entre linguagem e emoção processados pela cognição humana. A amostra obtida em cada questionário foi: alegria (n=73), tristeza (n=55), amor (n=84) e ódio (n=77). Em todos os protótipos, as reações de palpitação e suspiro foram marcadas com maior intensidade. Nas emoções positivas (alegria e amor), também se observaram as reações de riso e relaxamento muscular, contrariamente às emoções negativas (tristeza e ódio), em que foram apontados nó na garganta e tensão muscular. A descrição das reações corporais e a introspecção foram mais frequentes nos sentimentos de alegria e tristeza. Adicionalmente, o output linguístico apresentou alta recorrência de metáforas primárias emocionalmente motivadas, previstas na literatura científica em linguística cognitiva, selecionando domínios sensório-motores na sua concepção. Dessa forma, validou-se a eficiência da linguagem multimodal para a promoção do engajamento emocional dos indivíduos.

Palavras-chave: Linguística cognitiva, Neurobiologia, Emoção

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