Ciências Humanas
Educação
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo compreender os desafios e as possibilidades de tradução e contação em Libras das histórias presentes no livro “O Homem que Calculava”, do escritor modernista brasileiro Malba Tahan. Trata-se de uma investigação qualitativa que se debruça sobre o processo de tradução audiovisual das histórias presentes no livro, sobre as adaptações feitas em suas narrativas, os recursos de preparação para a produção e edição dos vídeos, a implementação de recursos gráficos e visuais e, finalmente, sua divulgação como produto da pesquisa. As análises indicam o potencial didático que emerge na interação entre os envolvidos no processo de tradução das histórias: professores, intérpretes e discentes (surdo e ouvinte), possibilitando formas de expressão artística que exploram a visualidade inerente da língua de sinais aliada a recursos gráficos, tomando as narrativas como elemento central para o desenvolvimento criativo ancorado no ensino da Matemática através da leitura e interpretação de histórias.
Palavras-chave: Contação de histórias, Tradução audiovisual Libras, Educação matemática