Ciências Humanas
Educação
Resumo
O Programa Escola de Tempo Integral tem se apresentado como uma alternativa para o desenvolvimento mais efetivo da educação do país. A ampliação da jornada de tempo de permanência na escola está prevista na meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) e se encontra em fase de implementação e, nesse cenário, o Ceará se destaca, apresentando um percentual considerável quando se trata de escolas de ensino médio, contudo, vem encontrando dificuldades em alcançar a meta na implementação nas escolas de ensino fundamental. Além de possibilitar uma maior bagagem de conhecimento devido à carga horária aumentada e às atividades desenvolvidas nesse tempo a mais, as ações que tangem o programa refletem nos resultados das diversas avaliações às quais os alunos são submetidos, sejam internas ou externas. Diante desse contexto, este projeto traz uma análise das proficiências em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, a partir dessa perspectiva, mostrando os impactos dos resultados nos indicadores da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo Sarasate.
Palavras-chave: Escola de tempo integral, Indicadores educacionais, SPAECE