Ciências Humanas
Educação
Resumo
Ao longo da história, observamos o debate sobre o estatuto da imagem e sua relação com a produção de conhecimento. Na contemporaneidade, a enorme profusão de imagens proporcionada pela digitalização do conteúdo tornou mais complexo o debate sobre sua produção e sua circulação. Atualmente, os jovens vivem imersos nesse contexto, produzindo e consumindo imagens técnicas sem tempo para refletir sobre a complexidade dos processos envolvidos. Com a aceleração das atividades cotidianas, associadas ao uso cada vez mais intenso de tecnologia, muitos saberes locais que faziam parte das tradições familiares acabaram se perdendo. Entretanto, aprendemos com povos originários que conhecimentos ancestrais de cuidado com a Terra são ações sustentáveis. Processos alternativos de produção de imagens nos convidam a ficarmos atentos aos nossos sentidos. A partir da apresentação de dois métodos de produção de imagens, a impressão botânica e a cianotipia, as ações do projeto visam discutir os protocolos envolvidos na produção de imagens, desnaturalizando a relação com os processos de sua produção e de sua circulação, além de integrar a agenda ambiental nessas metodologias. Nas oficinas que realizamos, os participantes entram em contato com o universo da cianotipia e com noções dos processos fotográficos históricos. Ao mesmo tempo, são realizadas práticas que envolvem diferentes modalidades de uso das plantas para a produção de imagens e a produção e uso da geotinta a partir de diferentes solos. Ao realizar tais práticas, possibilitamos uma reflexão mais cuidadosa sobre a produção das imagens, chamando a atenção para uma produção mais autoral e reflexiva. Até o momento, realizamos, entre outras atividades: (1) minicurso na Semana Acadêmica do Campus RJ do IFRJ da Química em 2022 – teoria impressão botânica e cianotipia, geotinta; (2) minicurso no herbário da UFRJ 2023, em comemoração aos seus 65 anos; e (3) ação cianotipia campus RJ IFRJ, em comemoração ao dia Mundial da Cianotipia.
Palavras-chave: Cianotipia, Impressão botânica, Sustentabilidade