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Projeto

HUM-6080: O cio do som e o sentido da terra na obra de Pena Branca e Xavantinho

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

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ícone Autoria Mariana Ribeiro de Paiva, Gabrielle Oliveira , Yasmin Miranda de Oliveira
ícone Orientação Marcio Bonesso
ícone Instituição IFTM - Campus Uberlândia Centro
ícone Etapa Finalista

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar os agrupamentos de coletivos que formam as músicas regionais do Triângulo Mineiro, focando na obra de Pena Branca & Xavantinho. Com objetivos específicos, a pesquisa criou uma conexão de sentido entre: 1) etnografar as criações musicais de poetas e compositores, mapeando as temáticas de suas criações através de suas produções fonográficas (CDs, DVDs, lives, canais em plataformas digitais); 2) etnografar as interações simbólicas entre os múltiplos agentes sociais envolvidos no gênero musical. A pesquisa esteve situada dentro de um projeto mais amplo envolvendo alunos do IFTM campus Uberlândia-centro desde 2017. A problemática da pesquisa atual constituiu-se em interpretar as produções poético-musicais do gênero regional visando identificar a formação de seus coletivos (LATOUR, 2012) na região do Triângulo Mineiro, que se agregou ao longo do tempo, tomando como referência teórica a sociologia das associações. Bruno Latour (2019) cria uma perspectiva científica que, ao invés de dividir em listas de atores sociais, métodos, categorias conceituais já consideradas membros da esfera social, organizou os aspectos da sociologia da associação por tipos de controvérsias em torno do que compõe esse pluriverso de incertezas.

Palavras-chave: Sociologia da música, Pena Branca e Xavantinho, Música caipira e sertaneja

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