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Projeto

SAU-5153: PHOCUS - tecnologia a partir da realidade virtual para auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade: fobia específica, fobia social e agorafobia

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SAU

Ciências da Saúde

Sub-categoria

Medicina

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ícone Autoria Arthur Rothenburg
ícone Orientação Maycon Gustavo Oliveira Lourenço
ícone Instituição Eureka Escola de Tecnologia e Pesquisa - Cascavel
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

Percebemos um aumento nos casos de transtornos e problemas psicológicos e ansiosos, e hoje um problema muito relatado pelo mundo inteiro são as fobias, diferente de um medo comum como muitos ainda acreditam, a fobia se trata de um problema muito mais grave por se enquadrar em um transtorno de ansiedade. A fobia ocorre pelo agravamento de uma exposição traumática à um objeto, como um susto muito forte ou uma experiência aterrorizante, ao ponto que o consciente do paciente identifica qualquer nova exposição com o mesmo objeto como um risco a sua vida onde ocorre a crise de pânico, quase como um método de autodefesa para evitar aquela situação em específico. Muitos dizem que o grande aumento desses casos é devido a muita exposição e utilização da tecnologia, entretanto percebemos que conseguimos utilizar da tecnologia não para aumentar o número de casos, mas sim diminuir esse número de uma maneira mais eficaz e acessível. Utilizando da metodologia de virtual reality exposure treatment (VRET), que do termo em inglês: terapia de exposição por realidade virtual, utilizamos a realidade virtual como alternativa na realização dos tratamentos de exposição, baseado na terapia cognitiva comportamental (TCC) e consiste na exposição gradual e controlada do paciente a sua fobia a fins de tratamento. Utilizando desses conceitos foi desenvolvido um software interativo a fim de criar uma alternativa mais rentável e eficaz ao método atual. Hoje a pesquisa pode ser dividida em duas partes, a parte estrutural, e a parte digital. A parte estrutural consiste em um modelo de óculos de realidade virtual totalmente desenvolvido em impressão 3D utilizado pelos pacientes durante o tratamento. E a parte digital onde é encontrado todo o programa que será executado em realidade virtual disponibilizado em vários vídeos em realidade virtual, sendo executados tanto em um computador quanto em um dispositivo móvel.

Palavras-chave: Psicologia, Realidade virtual, Terapia de exposição

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